Solidariedade

Ação do Tholl vai ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade

Ração, roupas e camas para os cachorros também foram arrecadadas

Por Ana Cláudia Dias/Michele Ferreira
[email protected]
[email protected]

Mais uma ação de solidariedade foi desenvolvida neste domingo (1) com o objetivo de minimizar os efeitos das baixas temperaturas sobre as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Pelotas. Desta vez quem esteve à frente da campanha foi o Grupo Tholl. Os artistas levaram alegria às ruas e fizeram caminhada para arrecadação de roupas e de agasalhos. Em cerca de quatro horas a trupe recolheu 108 quilos de gêneros alimentícios e 40 quilos de ração.

A ação solidária começou às 14h, no Centro de Treinamento do Tholl, onde os artistas estavam recebendo os donativos. "Muita gente já sabia do evento e foi até lá doar", falou o diretor do grupo, João Bachilli. Às 15h, o grupo deu a largada no roteiro e passou de porta em porta com a provocação Fazer o bem, faz bem! Vamos?.

Bachilli disse que a maioria das pessoas é solidária e recebeu o grupo muito bem. Muitos esperaram os artistas no caminho com o material a ser doado. Algumas famílias e crianças aproveitaram a oportunidade para tirar uma foto com a trupe circense.
A caminhada passou pelas ruas General Telles, Álvaro Chaves, Doutor Cassiano, 15 de Novembro, Senador Mendonça e Marcílio Dias. O final da ação foi no Colégio Pelotense, por volta das 18h. O local foi escolhido pela Secretaria de Assistência Social para acolher pessoas em situação de rua nestes últimos dias de queda nos termômetros.

Entre os materiais arrecadados estavam agasalhos, cobertores, roupinhas e cobertas para cachorros, que chegam lá com seus donos, além de ração para os pets.

Somente no CT foram arrecadados mais de 20 quilos de alimentos e ao longo da caminhada foram doados 39 cobertores. As peças de agasalho, até o fechamento dessa matéria, não tinham sido contadas. "Foi bastante para uma única passada numa de tarde", comentou o diretor. João ainda ficou surpreso com a preocupação de muitos cidadãos com os cães. "Até caminhas foram doadas."

Abrigo segue até amanhã

Previsto para encerrar nesta segunda-feira (2), o acolhimento no Colégio Pelotense foi estendido pela prefeitura até terça-feira (4) pela manhã. Hoje, o local abre para receber as pessoas a partir das 19h. O município ressalta que doações seguem sendo aceitas para auxiliar as pessoas necessitadas.

Uma ideia pro futuro

Essa é a segunda ação que o Tholl se envolve desde junho, quando foi realizada uma atividade semelhante ao final do Festival de Circo. Bachilli lembra que o grupo costuma fazer eventos solidários nos finais de ano, mas em dezembro de 2020 foi impossível por causa a pandemia.

O diretor ainda comenta que seria interessante, no futuro, que fosse promovida uma gincana entre os grupos de artistas, por exemplo. "Imagina juntar vários grupos em uma única causa, seria muito legal."

A iniciativa desta ação foi de Simone Lyrio artista do grupo Tholl com os circenses, Jessica Martins e Felipe Alves. Apoio de Gabriela Silveira, Lucas Giusti e a da vereadora Marisa Schwarzer, que colaboraram com os veículos utilizados para recolher e transportar as doações até o Pelotense. Também participaram familiares dos artistas e funcionários da trupe.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

EUA aplicam 165 milhões de doses de vacina contra Covid-19 Anterior

EUA aplicam 165 milhões de doses de vacina contra Covid-19

Para todas as mulheres vencerem Próximo

Para todas as mulheres vencerem

Deixe seu comentário